O quebra-cabeça reforça as conexões existentes do cérebro e incentiva a formação de novas ligações. Com isso, ajuda a melhorar a atividade e a agilidade mental. Ele estimula tanto o lado esquerdo do cérebro, com a lógica e racionalidade. Listamos abaixo 5 motivos para o uso do quebra cabeça na educação infantil.

Melhora a cognição.
A cognição é a nossa capacidade de adquirir conhecimentos. Quanto mais ela é trabalhada e estimulada, melhor será o aprendizado. Por isso é tão importante incentivar a brincadeira com quebra-cabeça na educação infantil. Afinal, ele é um jogo ótimo para desenvolver a cognição da criança, porque ele é estimulante para o cérebro. Inclusive, não é à toa que recebe esse nome de “quebra-cabeça”: ele nos faz pensar bastante e usar muitas das nossas habilidades. O raciocínio, a lógica e a memória são algumas qualidades que são estimuladas nessa atividade.


Ele melhora a memória da criança.
Por falar em memória, essa é uma aptidão que deve ser incentivada desde muito cedo, pois ela beneficia, e muito, a vida da criança até ela virar adulto. Ter lembrança de fatos e outras situações é importante para a aquisição de novos conhecimentos e para o dia a dia de qualquer pessoa. O quebra-cabeça na educação infantil ajuda muito nisso. Ao brincar com o jogo, a criança tem que se lembrar do formato e da figura das peças para encaixar na ilustração, acumulando essas informações. Se os quebra-cabeças possuem imagens como figuras geométricas, números ou o corpo humano, você pode aproveitar para ensinar sobre o que a imagem mostra.
Desenvolve a coordenação.
O jogo também é ótimo para desenvolver as habilidades de coordenação motora e mão-olho. Como a criança ainda não tem noção das distâncias e da manipulação de objetos, encaixar as peças é um estímulo a mais. O movimento de pinça, por exemplo, em que a gente pega os itens com o polegar e o indicador, é uma das aptidões necessárias para o jogo, por isso é estimulada com ele. Além disso, a atividade de ensaio e erro requer a atenção visual e o uso da mão, o que trabalha a coordenação mão-olho. O quebra-cabeça na educação infantil ajuda a deixar a criança mais hábil.


Aumenta a percepção.
A percepção é uma habilidade muito estimulada com o quebra-cabeça, já que a criança tem que observar, analisar, comparar e reformular as ideias para conseguir encaixar as peças de acordo com o formato e a figura. Essa capacidade é muito valorizada, não somente enquanto jovem, mas na vida adulta também. Ao crescer, a pessoa que tem o desenvolvimento das capacidades de percepção consegue identificar melhores oportunidades de negócio, por exemplo. Sendo assim, é mais uma razão para oferecer esse jogo aos pequenos.
Desenvolve capacidade de resolução de problemas.
Por trabalhar as capacidades de percepção e raciocínio, o quebra-cabeça na educação infantil auxilia as crianças a melhorarem a sua aptidão para resolução de problemas. Enquanto o pequeno monta a figura, ele percebe o que dá errado, o que pode fazer para corrigir e o que dá certo. Para isso, é preciso escolher um jogo adequado à idade da criança, pois assim ela é estimulada de acordo com os conhecimentos que já tem. Verifique sempre a indicação da faixa etária antes de comprar o produto.
